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Quarta-feira, 14 de Julho de 2010

Não à fusão! - sobre os mega-agrupamentos de escolas de Celorico, Cabeceiras e Braga

 

 

Hoje à tarde, pais, professores, alunos, funcionários e autarcas da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Gandarela de Basto, de idêntica associação da Mota, dos corpos docentes e órgãos escolares dos agrupamentos da Gandarela e Mota do concelho de Celorico de Basto, do agrupamento do Arco do concelho de Cabeceiras de Basto e do agrupamento de Oeste da Colina do concelho de Braga, da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe, e do corpo administrativo do agrupamento da Gandarela foram, em manifestação pública, a partir da estação ferroviária da Campanhã, entregar à DREN os documentos aprovados por cada uma  das assembleias realizadas para discutir as fusões de agrupamentos e que concluiram por posições contra a imposição de mega-agrupamentos. Ei-los: Pais da Gandarela, Funcionários da Gandarela, Conselho Geral da Gandarela, Dep Pré-Escolar da Gandarela, Conselho Geral da Mota, Professores do Oeste da Colina, Conselho Pedagógico do Oeste da Colina, Conselho Geral do Oeste da Colina, Directores de Braga, Freguesia do Arco de Baúlhe.

 

As posições tomadas reflectem uma compreensão imediata mas, pelo menos em parte, difusa, de que concentração de serviços, no geral, não trás nada de bom nem para os trabalhadores nem para quem usa os serviços.

Para os trabalhadores (principalmente para os funcionários mas também para os professores), concentração, que deveria optimizar serviços e permitir uma diminuição geral de trabalho e, por  essa via, melhorar a vida dos trabalhadores, quando o objectivo que está por trás é "diminuir custos", significa despedimentos ou, o que é o mesmo em termos de emprego e de pressão para baixo sobre o salário, a não contratação de novo funcionário quando alguém se vai embora.

Para pais e alunos concentração significa mais deslocações e logo maiores custos, ou então a opção pelo desacompanhamento dos filhos  o que ainda é pior e, muito provavelmente, uma pioria da escola  por via da quase certa anulação dos projectos educativos adequados às realidades locais actualmente em aplicação substituídos por outros menos adequados.

Mas concentração também significa, para uma outra casta, uma oportunidade de disputar mais uns lugares de nomeação: quem compõe e o que fazem os novos CAE's criados em paralelo a este processo de fusão?

Em resumo, nem sequer critérios mínimos de racionalidade económica são respeitados neste processo: os "ganhos" do Estado (alvos de imediata disputa interna e, por essa via, minimizados) têm um reflexo acrescido em custos para pais e alunos (é a versão aceite pelo PS da tese, que se aponta ser do PSD e que este partido adoptou como solução para o país, do "utilizador-pagador") resultando num saldo geral para a sociedade totalmente negativo.

publicado por lutanotamega às 23:32

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